PNAIC UFMS

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um programa governamental que tem o intuito de alfabetizar as crianças até a idade de oito anos. Para realizar tal feito, oferece a todo o território nacional formações continuadas a professores/as alfabetizadores/as dos primeiros anos do ensino fundamental. O PNAIC dispõe de metodologias e métodos que proporcionem a criança à apropriação do conhecimento do sistema de linguagem escrita, de maneira autônoma, tendo o professor/a alfabetizador/a como mediador/a na construção do conhecimento, tornando a criança sujeito dessa ação.

Com intenção de alcançar esse objetivo, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), como agente formadora responsável por grande parte dos profissionais docentes que atuam no sistema de educação do Estado do Mato Grosso do Sul, se integrou e comprometeu a ministrar cursos de formação continuada aos/as professores/as das redes municipal e estadual de ensino que atuam como orientadores/as de Estudo (OE’s) dos/as professores/as alfabetizadores/as, a acompanhar as ações nos municípios e avaliar todo o processo através de pesquisa realizada pela equipe durante o período do programa.

O Mato Grosso do Sul, com suas especificidades, tenta adequar a proposta do Ministério da Educação, a sua realidade, com vistas a sanar as dificuldades oriundas da prática pedagógica dos professores/as dos primeiros anos do ensino fundamental. Para isso os 78 municípios participantes do programa realizaram em 2013 os cursos de formação dos/as Orientadores/as de Estudo e coordenadores/as municipais e estadual, perfazendo a carga horária de 200h para Orientadores/as de Estudo/as e 120h para os professores/as alfabetizadores/as.

O Estado foi dividido em 5 polos para uma melhor organização e atendimento aos coordenadores/as e orientadores/as de estudo: Polo de Campo Grande, Polo de Bonito, Polo de Dourados, Polo de Três Lagoas e Polo de Naviraí.  Para cada polo há um/a formador/a e um/a supervisor/a, além do auxilio de uma tutora. Estes são responsáveis pela organização de documentos, fotos, listas de presença, além de acompanhar e auxiliar os/as coordenadores/as e orientadores/as com suas dificuldades.

No ano de 2013, o desenvolvimento do programa deu-se por meio da realização de cinco formações para os coordenadores/as e orientadores/as de estudo, sob a coordenação da UFMS, envolvendo a Secretaria de Estado de Educação. Estes foram os responsáveis por formar os professores/as alfabetizadores/as atuantes nos primeiros anos do Ensino Fundamental do Estado.

Também foram realizadas ações como acompanhamento e avaliação da implantação e implementação do PNAIC em alguns municípios e entrevistas com secretários/as municipais de educação, coordenadores/as municipais do PNAIC, orientadores/as de estudo e professores/as alfabetizadores/as. Esse material encontra-se no formato bruto e terá, a partir do ano de 2014, continuidade nos municípios que ainda não foram contemplados, bem como o trabalho de organização e análise do material coletado.